HPV
Com alto nível de transmissão, o HPV é conjunto de vírus chamado papiloma vírus humano, e infectam pele ou mucosa, provocando verrugas ou lesões que podem ser percursoras de cânceres.
No mundo, há mais de 200 tipos de HPV, sendo que mais de 80% das pessoas podem contraí-lo antes dos 45 anos. Desses mais de 200 tipos, 13 deles podem causar cânceres. O HPV é responsável por cerca de 5% de todos os cânceres do mundo.
O HPV é apontado como a principal causa de câncer de colo do útero, atingindo cerca de 16 mil mulheres todos os anos. Além disso, nas mulheres, o HPV é responsável por 75% dos cânceres de vagina e por 70% dos cânceres de vulva. Nos homens, por volta de 60% dos casos de câncer de pênis e mais de 90% dos casos de câncer de ânus estão associados a esses vírus.
Como se transmite:
A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou a mucosas infectadas, durante qualquer contato sexual (genital-genital, oral-genital e manual-genital), mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal.
Apesar da principal via de contágio ser a sexual, estudos recentes mostraram que o HPV pode ser transmitido por meio de simples contato com mão, pele e objetos contaminados. Em casos raros, a mãe pode transmitir para o bebê durante a gravidez e o parto.
Vacinas
A prevenção das doenças causadas pelos HPV´s depende essencialmente da vacinação e da realização periódica de exames preventivos.
O uso do preservativo (camisinha) ajuda, mas não é 100% eficaz.
A vacinação é recomendada para homens e mulheres a partir dos 9 anos de idade, fase em que a resposta às vacinas é muito mais alta do que enquanto ainda não houve contato com o vírus. Mas as pessoas mais velhas ou que já foram infectadas, também se beneficiam, uma vez que as vacinas contém mais de um tipo de HPV em sua formulação.
Outros grupos etários podem ser vacinados, se indicado por seus médicos.