SARAMPO, CAXUMBA e RUBÉOLA
Sarampo:
O sarampo é uma doença infecciosa aguda causada por um vírus da família Paramyxoviridae. Ela é grave, transmissível e extremamente contagiosa, e é uma das principais doenças responsáveis pela mortalidade infantil em países em desenvolvimento.
Caxumba:
A caxumba é uma doença causada por um vírus específico pertencente à categoria do parainfluenza. O vírus pode ser transmitido pela urina ou saliva de seres humanos infectados e demonstrado em secreções respiratórias antes mesmo de ter o edema na parótida.
Rubéola:
A Rubéola é uma doença exantemática aguda, altamente contagiosa, acometendo principalmente crianças. Uma grande parte das pessoas infectadas não apresenta sintomas ou apresenta forma muito leve da doença, até difícil de ser diagnosticada. O quadro clássico caracteriza-se pela presença de inchaço dos gânglios atrás do pescoço, febre não muito alta, manchas avermelhadas pelo corpo e, ocasionalmente, dores nas articulações. Mas mesmo as pessoas assintomáticas transmitem o vírus.
Vacina
Para crianças com exquema completo, não há evidências que justifiquem uma terceira dose como rotina, podendo ser considerada em situações de risco epidemiológico, como surto de caxumba/sarampo.
Em situações de risco para sarampo - por exemplo, surto ou exposição domiciliar - a primeira dose pode ser aplicada a partir de 6 meses de idade. Nesses casos, a aplicação de mais duas doses após a idade de 1 ano ainda não será necessária. Veja considerações sobre o uso da vacina quadrupla viral (SCRV) no parágrafo abaixo.
O uso em imunodreprimidos deve ser avaliado pelo médico.
Aos 12 meses, na mesma visita, aplicar a primeira dose da tríplice viral e varicela em administrções separadas (SCR + V) ou com a vacina quadrupla viral (SCRV).
A segunda dose da triplice viral e varicela, preferencialmente com vacina quadrupla viral, pode ser administrada a partir dos 15 meses de idade, mantendo o intervalo de 3 meses da dose anterior de SCR, V ou SCRV.