HERPES ZÓSTER
O que é herpes zóster?
O herpes zóster, popularmente conhecido como Cobreiro, é uma infecção viral causada pelo vírus varicela zóster, o mesmo vírus causador da catapora. A doença acontece da seguinte forma: quando o paciente se infecta com a catapora, o vírus permanece em latência no organismo após a cura
Como se transmite:
Esse vírus é reativado em situações da queda da nossa imunidade que acontece geralmente após os 50 anos em decorrência do envelhecimento, e também em pessoas com o sistema imune comprometido, como por exemplo: doenças crônicas, neoplasias, HIV, entre outras doenças que requer tratamento com imunossupressores, como a quimioterapia.
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doença dos Estados Unidos (CDC na sigla em inglês), 1 a cada 3 pessoas desenvolverão o herpes zóster em algum momento da vida.
Complicações:
A Herpes Zóster é uma doença que pode ter complicações graves e prolongadas. Uma delas é a Neuralgia Pós-Herpética, que consiste em dores agudas nos nervos que podem persistir por anos, podendo afetar até 30% dos pacientes com a doença.
Vacinas
Uma nova vacina contra Herpes Zoster, Shingrix (GSK). É uma vacina inativada, realizada em duas doses e está indicada para pessoas imunocomprometidas ou com risco maior para Herpes Zoster (como diabéticos por exemplo) a partir dos 18 anos e como rotina para maiores de 50 anos. É uma vacina segura com uma alta eficácia de 90% para o vírus da Herpes Zoster e proteção por até 10 anos.