A meningite geralmente é causada por uma infecção viral, mas também pode ser de origem bacteriana ou fúngica. Os principais sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo, além de outros.
Foto: Banco de imagens SpazioVacina Shutterstock
Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo ou pode ser fatal, A vacinação é a principal ferramenta na prevenção da doença bacteriana.
O diagnóstico e o tratamento da meningite devem ser realizados o mais rapidamente possível, para evitar mortes ou sequelas neurológicas. Além da avaliação dos sintomas apresentados pelo paciente, um exame laboratorial é realizado por meio da coleta por punção lombar para confirmar o diagnóstico, uma pequena amostra do líquor do canal vertebral.
O objetivo é analisar se existe a presença do micro-organismo causador da infecção das meninges, em conjunto com a avaliação dos parâmetros bioquímicos na amostra coletada.
Principais fatores de risco para a meningite
Idade: cada tipo de Meningite atinge mais uma faixa etária do que outras. O tipo viral, por exemplo, costuma afetar crianças de até cinco anos, já a forma bacteriana da doença geralmente atinge adultos a partir dos 20 anos.
Residir em grandes centro urbanos: e também frequentar ambientes fechados e cheios de pessoas também podem aumentar os riscos de contrair a doença.
Gravidez: gestantes possuem maiores chances de contrair Listeriose, intoxicação alimentar causada pela ingestão de alimentos contaminados com a bactéria Listeria Monocytogenes e também a Meningite Bacteriana causada pela mesma bactéria.
Sistema imunológico comprometido: pessoas com baixa imunidade correm maiores riscos de apresentar a doença, a exemplo de portadores de AIDS ou Diabetes e usuários de drogas injetáveis.
As vacinas são consideradas uma das principais e mais relevantes intervenções em saúde pública no Brasil, em especial pelo importante impacto obtido na redução de doenças.
O indivíduo que não se vacina coloca não só a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para o aumento da circulação de doenças.
Caso queira agendar uma consulta com nossa equipe através de E-MAIL, clique aqui.
Caso queira agendar sua vacina através de WHATSAPP, clique aqui
Esperamos poder ajudá-lo em qualquer necessidade para manter a sua saúde sempre perfeita.
Fonte: Dr. Osvaldo Arnosti, Clinica SpazioMed e Spazio Vacina
コメント