Segundo dados do site Agencia Brasil, o Brasil se encontra no meio de um surto de dengue, e registrou um aumento de 113,7% nos casos prováveis da doença até abril deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado
Foto: Banco de imagens Spazio Vacina Shutterstock
Causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti os principais sintomas da Dengue são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e nas articulações. Porém, nas suas formas mais graves, a dengue pode causar hemorragia interna em órgãos e tecidos, e levar à morte.
A vacina contra dengue (Dengvaxia) foi criada para prevenir a manifestação do vírus. Como a dengue é um vírus incurável e que pode levar a complicações sérias, dependendo de sua infecção, a vacina é uma forma de prevenir a doença, principalmente suas formas mais graves.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países.
A vacina é feita com vírus atenuados e é tetravalente, ou seja, protege contra os quatro sorotipos de dengue existentes: DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4. Ela possui a estrutura do vírus vacinal da febre amarela, o que lhe dá mais estabilidade e segurança.
Indicações da vacina contra dengue
A vacina contra a dengue só pode ser aplicada no Brasil em pessoas de 9 a 45 anos, faixa etária que representa 70% dos casos de dengue no Brasil. Além disso, os testes da vacina foram feitos nessa faixa etária e a segurança da vacina foi comprovada nesses indivíduos.
Doses necessárias da vacina contra dengue
A vacina contra a dengue da Sanofi Pasteur é aplicada em três doses, com intervalos a cada seis meses. Não se sabe se tomando apenas duas doses da vacina a pessoa pode ficar imunizada também, já que não houve essa situação nos testes clínicos da vacina. A partir da primeira dose a vacina já oferece alguma proteção, mas é fundamental que toda as doses sejam tomadas para se ter certeza de que se está imunizado de forma duradoura e equilibrada.
Foto: Banco de Imagens Spazio Vacina Shutterstock
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais da vacina contra a dengue, Dengvaxia, são dor de cabeça, dor no corpo, mal-estar, fraqueza, febre e reação de alergia no local de injeção, como vermelhidão, coceira e inchaço e dor.
Quem não deve tomar
A vacina da dengue (Dengvaxia) não deve ser usada por mulheres grávidas ou que estejam amamentando, crianças com menos de 9 anos de idade, adultos com mais de 45 anos ou pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da vacina, além de também não ser recomendada para pessoas que nunca tiveram contato com o vírus da dengue
O indivíduo que não se vacina coloca não só a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para o aumento da circulação de doenças.
O indivíduo que não se vacina coloca não só a própria saúde em risco, mas também a de seus familiares e outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para o aumento da circulação de doenças.
Caso queira agendar uma consulta com nossa equipe através de E-MAIL, clique aqui.
Caso queira agendar sua vacina através de WHATSAPP, clique aqui
Esperamos poder ajudá-lo em qualquer necessidade para manter a sua saúde sempre perfeita.
Fontes: Spazio Vacina, Clinica SpazioMed, https://agenciabrasil.ebc.com.br/ , revista Veja
Comments