Como os cuidados com a saúde são de interesse de todos, foram criadas ações de divulgação de temas mensais para estimular a atenção de todos sobre os perigos de doenças como o câncer.
Foto: Banco de imagens Spazio Vacina Shutterstock
Para o mês de março foi criado o MARÇO LILÁS, um mês onde o foco é a atenção ao câncer de colo de útero, o quarto tumor maligno mais letal para pessoas com útero no Brasil.
O foco principal dessa ação é criar a conscientização sobre a doença e, de modo mais enfático, sobre a prevenção que é feita por meio da realização do exame Papanicolau.
A indicação deste tipo de exame é para que as pessoas com útero e idade entre 21 e 65 anos façam o exame anualmente, quer tenham vida sexual ativa ou não e em caso de recorrência de resultados negativos, o intervalo entre um Papanicolau e outro pode aumentar para uma vez a cada três anos.
Porém, no Brasil e como diversos outros tipos de exames, existe um certo "tabu" com relação ao procedimento. Há quem tema o Papanicolau por considerá-lo invasivo ou até doloroso, mas não precisa ser assim.
Por sinal, a informação que chega por meio do Março Lilás, contribui para que as pessoas se sintam mais à vontade e busquem o atendimento médico para avaliações periódicas.
Foto: Banco de imagens SpazioVacina shutterstock
O câncer de colo de útero
Como dito acima, o câncer de colo de útero é a doença que resulta da evolução da infecção por HPV ― o Papilomavírus Humano. O HPV é uma IST, ou seja, uma Infecção Sexualmente Transmissível que afeta a pele ou as mucosas oral, genital e anal das pessoas.
E a consequência da atuação deste vírus é o surgimento de verrugas anogenitais, nome dado a verrugas que se localizam na região genital e do ânus, e, em alguns casos, câncer.
Sintomas
Segundo orientações fornecidas pelos organizadores do Março Lilás, os principais sintomas do câncer a serem destacados são:
Dor abdominal intensa;
Secreção vaginal desregulada, com forte odor e coloração amarela;
Sangramento vaginal intenso intermitente ou após a relação sexual;
Surgimento de edemas nos membros inferiores.
É importante entender que o câncer se desenvolve lentamente e, a princípio, os sintomas podem passar despercebidos, um fator que reforça a importância do exame preventivo.
Nos estágios mais avançados, o câncer do colo uterino pode provocar dores intensas na região pélvica e lombar, anemia, alterações intestinais e miccionais.
Como prevenir
A melhor forma de prevenção é evitar contrair o HPV. E como fazer isso? Há duas formas fundamentais:
Vacinação;
Uso de preservativos (feminino ou masculino) nas relações sexuais. Recomendação válida para relações hétero e homossexuais.
No Brasil, a vacina mais comum é quadrivalente, capaz de combater os quatro tipos de HPV. É oferecida gratuitamente pelo SUS, embora também seja encontrada em centros médicos e clínicas particulares.
A recomendação é que o imunizante seja tomado por meninas com idade entre 09 e 14 anos e por meninos de 11 a 14 anos.
Dados apontam que a vacina consegue prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.
Além disso, vale repetir, é importante realizar o Papanicolau anualmente após o início da vida adulta, uma vez que é capaz de detectar alterações pré-cancerígenas.
Essas informações são de suma importância para que tem dúvidas e está em dúvidas sobre sintomas e cuidados a serem tomados, por isso, indicamos que busque sempre um médico especialista para poder seguir as orientações mais indicadas para o seu quadro de saúde.
Caso queira agendar uma consulta com nossa equipe através de E-MAIL, clique aqui.
Caso queira agendar sua vacina através de WHATSAPP, clique aqui
Esperamos poder ajuda-lo em qualquer necessidade para manter a sua saúde sempre perfeita.
Fonte: SpazioVacina e Clinica SpazioMed
Kommentare